Dicas de Entrevistas Técnicas e Método START da Amazon
Sobre Fazer Perguntas, Comunicar, e Outras Práticas em Entrevistas
Olá, pessoal 😀
No episódio de hoje nós vamos conversar sobre entrevistas técnicas para pessoas desenvolvedoras, e não só. E o Breno Riba voltou e trouxe o Gabriel Amazonas para dar dicas para os candidatos.
🎧 Spotify | Apple | Deezer | Outros
E fica aqui alguns pontos que conversamos no episódio:
Papel do entrevistador: e como essas pessoas podem ajudar o candidato a dar o seu melhor, dado que algumas pessoas são mais tímidas.
Esperado por senioridade: os dois nos explicam como eles avaliam candidatos em diferentes níveis de senioridade.
Comunicação: sabe quando você está tentando resolver algum problema técnico e precisar pensar mais? Nessas horas você pode ir falando qual é a sua linha de raciocínio.
Perguntas: ainda conectado com o ponto anterior, vale fazer perguntas para validar as premissas do problema que o entrevistador te passou, e para ter certeza que você entendeu a questão feita. E também, perguntas relevantes contam pontos positivos.
Quanto maior a senioridade, maior é a expectativa da pessoa explicar o trade off (ganhos e perdas da sua decisão). […] A capacidade da pessoa comunicar o racional por trás das suas tomadas de decisões é algo que sempre vai contar pontos positivos, e quanto maior a senioridade, maior é a expectativa. - Gabriel Amazonas
O Método STAR da Amazon
Na Amazon, o método STAR é uma estrutura usada para entrevistas comportamentais. STAR é um acrônimo que significa:
Situation (Situação): O entrevistador pede que o candidato descreva uma situação ou contexto específico em que ele ou ela enfrentou um desafio ou alcançou um resultado.
Task (Tarefa): O entrevistador pede que o candidato descreva qual tarefa ou objetivo específico precisava ser alcançado na situação descrita.
Action (Ação): O entrevistador pede que o candidato descreva quais ações específicas ele ou ela tomou para enfrentar o desafio ou alcançar o resultado desejado.
Result (Resultado): O entrevistador pede que o candidato descreva o resultado final de suas ações e como ele ou ela avaliou o resultado.
O método STAR é usado na Amazon para avaliar as habilidades e experiências dos candidatos de maneira estruturada e objetiva, ajudando a identificar aqueles que possuem as competências necessárias para se destacar na empresa.
Episódios relacionados
Não é a primeira vez que alguém menciona ele no episódio e de cabeça eu lembro da Suelen Gajus (Spotify e YouTube), enquanto falava da suas experiência sendo entrevistada, e o Rafael Gorski (Spotify e YouTube), quando contou sobre como os Engineering Managers que ele entrevista poderiam organizar as suas respostas.
🇬🇧 O episódio com a Suelen foi sobre a Escócia, e tem mais aqui sobre o Reino Unido:
🇪🇪 E o do Rafael foi sobre a Estônia, que por enquanto é o único, mas tem mais um em breve:
Próximo episódio
Na próxima semana o episódio é mais pessoal, eu vou me juntar com as pessoas que começaram comigo na mesma empresa quando eu me mudei para Portugal. E nós vamos fazer uma reflexão sobre esses mais de quatro anos morando aqui.
Links da semana
Sobre o Brag Document
No episódio nós falamos sobre o Brag Document, e a primeira vez que vi o termo foi nesse tweet que apareceu na minha timeline.
Um colega já havia sugerido que eu anotasse minhas contribuições porque sempre tive dificuldade em explicar o valor que entregava a cada semestre. E esse tweet e post me ajudou a dar nome ao conceito e assim eu pude ler mais e melhorar o como eu anoto.
Vídeo que mencionei no episódio
Aqui tem muito mais dicas sobre entrevistas técnicas e muitas coisas estão relacionadas com o conteúdo que o Breno e o Gabriel compartilharam.
Até a próxima! 👋🏽