Maternidade, Licença Parental e Saúde Pública na Suécia 🇸🇪
Como é voltar ao trabalho após ter filho em outro país 👩🏻🍼 E mais mulheres em Tech
Olá, pessoal! 😀
E hoje, a Taiza Montenegro, que é Engenheira de Software, vai nos falas sobre a sua vida em Estocolmo. E como de costume, nós vamos conversar sobre a ideia de morar fora e como foi se mudar para a Suécia, mas o foco principal do episódio será a maternidade e a vida de mãe em outro país.
🎧 Spotify | Apple | Deezer | Outros
No episódio aprendemos que após ter filhos a vida muda, a cabeça muda, e muitas vezes isso tem uma influência grande no lado profissional, e essas mudanças podem ser mais complicadas quando elas ocorrem em outro país, e aqui eu listo alguns pontos que conversamos.
🩺 Saúde pública: parece ser menos preventiva que no Brasil, mas as pessoas possuem muito mais acesso à informação. Já ouvi falar que no Brasil nós vamos ao médico com muita frequência, e aqui a Taiza dá a opinião dela em comparação com a Suécia.
🤰🏽Gravidez: houveram menos exames que no Brasil, mas a Taiza se sentiu muito segura durante todo o processo.
🏥 Pós-parto: muitas mulheres não ficam nem 24 horas no hospital, isso me parece muito estranho 🤔, mas a Taiza explica melhor os motivos.
👩🏽🍼 Licença parental: O pai e a mãe devem ficar no mínimo 90 dias de licença, e isso dá oportunidade dos dois criarem laços mais fortes com o bebê.
👩💻 Volta ao trabalho: A Taiza também mencionou sobre a sua volta ao trabalho após virar mãe, e aqui entra uma influência muito grande da cultura da Suécia.
Há muito mais coisas, e como disse, tudo isso é influenciado pela cultura do país e da empresa, e a Taiza menciona sobre esse ponto:
Aqui a relação com o trabalho é bem diferente do Brasil, não existe tanta pressão de você ser produtivo o tempo todo…
E esse é o primeiro de dois episódio em que eu me junto com a Paula Santana para conversar com mulheres que estão trabalhando no exterior. Fiquem ligados no próximo!
Tempo para cuidar do filho doente
Durante o episódio, a Taiza mencionou o VAB, que é uma espécie de licença que os pais podem tirar no caso de filho adoecer.
Basicamente, é parte da cultura você não trabalhar com o filho doente, então os pais não precisam correr para achar algum familiar que cuide do filho para que eles possam trabalhar.
Mais sobre o VAB em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-60004729
Episódios relacionados
Mulheres em TI é muito mais que ter filhos ou não, por isso vou deixar aqui uma playlist com todas as mulheres que já passaram pelo podcast e falam sobre diferentes países, profissões, e experiências:
👩🏻🍼 E já que falamos sobre a maternidade, há mais episódios que comentamos em algum momento sobre ter filhos no exterior:
🇸🇪 E claro, há mais episódios sobre a Suécia:
Episódio anterior
Nessa semana nós também tivemos a Milena Delfini falando da sua experiência em Bruxelas.
🎧 YouTube | Apple | Deezer | Outros
Informações extras sobre esse episódio, aqui no link:
Próximo episódio
Na próxima semana, a Ana O’Sullivan vai nos contar sobre a sua experiência de trabalho nas Ilhas Cayman, e os seus 15 anos morando e trabalhando em Londres 🇬🇧. E assim como a Taiza, a Ana vai falar brevemente como é a vida de mãe no Reino Unido.
🇬🇧 Mais episódios sobre o Reino Unido:
Até a próxima! 👋🏽