Meus 4 Anos Morando e Trabalhando em Porto, Portugal 🇵🇹
Morando fora, tendo sorte na vida, e os 10 minutos sobre mim no episódio
E chegamos ao episódio 100 do TPA Podcast! 🚀
Esse é o episódio mais pessoal, e nada melhor que me juntar com os amigos que fiz aqui, e são pessoas que chegaram no mesmo dia/semana que eu para falar sobre a nossa jornada.
Esse episódio foi bem menos estruturado que os outros, mas entre as várias coisas, nós falamos sobre:
🛬 Nossos primeiros dias no Porto e como foi a nossa chegada.
🌧️ Sobrevivendo ao primeiro inverno totalmente nublado.
🤔 Diferenças do português falado aqui e no Brasil.
🇵🇹 E vários assuntos sobre morar aqui em Portugal.
Sujeito de Sorte
Eu sempre tive muita sorte pelas pessoas que conheço em todos os lugares que eu já trabalhei e morei, e aqui em Portugal não é diferente, e o pessoal que participou do episódio fazem parte da minha história aqui e sou muito grato por conhecer eles.
Isso é só um recorte, eu teria que adicionar muito mais nomes para representar as pessoas legais que conheci nos últimos 4 anos, mas esse episódio vai ficar só sobre essa galera que está comigo desde o momento que pisei em Portugal.
Ou melhor, ou abrir uma exceção para a pessoa que me ajuda a continuar criando esse podcast 🫶🏽.
Alguns pensamentos sobre 4 anos morando fora
Esse episódio focou muito nas coisas legais sobre morar aqui, mas é claro que tudo tem vantagens e desvantagens, e eu vou aproveitar para deixar alguns pensamentos:
Morar fora não é para todo mundo, há vários momentos de muita saudade da família, amigos, comida, etc. E às vezes isso é bem dolorido.
Você é um imigrante, e 99% do tempo você nem vai pensar sobre isso, mas em alguns momentos essa diferença fica clara e nem sempre é fácil lidar com dificuldades e comentários que você pode ouvir por ser imigrante. E claro, em momentos de crise você vai ouvir o “olha, não tenho nada contra brasileiros, até tenho amigos, mas…”.
Não temos que morar fora parar ter uma carreira de sucesso, o Brasil tem muitos profissionais bons e empresas também, é só uma escolha que faz sentido para umas pessoas.
Os primeiros 10 minutos do episódio
Enquanto eu acabava de editar o episódio, eu pensei que valeria a pena aproveitar e finalmente me apresentar propriamente e falar sobre quem eu sou, de onde vim, qual a minha formação e mais. Mas é claro, eu acabei divagando por 10 minutos 🙄.
Esse é o episódio mais pessoal que já fiz, e é algo que relutei por muito tempo fazer, por vários motivos, como ter medo de ofender alguém, já que tenho amigos portugueses e falar sobre Portugal acaba sendo mais delicado. Por não querer passar por coitado ou arrogante, então vocês vão perceber a quantidade de vezes que justifico. E por timidez, qualquer amigo próximo sabe como eu fico desconfortável de falar sobre mim, então esses primeiros 10 minutos é algo que eu nunca tinha falado para ninguém assim de forma completa, algumas pessoas já ouviram um detalhe ou outro, mas nunca dessa forma. Gravei de uma vez para não desisti, e na real, e até me sinto mais livre agora.
Episódios Relacionados
Mais episódios com a galera que participou do dessa semana, lembrando que o Thiago deveria ter ido, mas teve um imprevisto 🪲.
Próximo Episódio
Na próxima semana, o Vinicius Pereira, marido da Luana Farinazzo, vai continuar falando sobre como é morar em Turim 🇮🇹 e sobre o seu trabalho na Amazon.
Até a próxima! 👋🏽